quarta-feira, 16 de junho de 2010

Peço desculpa, mas os videos eram para estar colocados junto à informação da pangea e as imagens eram para estar consoante os assuntos falados no texto, mas eu não estava a conseguir colocar por ordem correcta :(

ERAS GEOLÓGICAS

Deriva dos Continentes

CHOQUE DE PLACAS

Pangea e Rochas!




"Evolução dos Continentes"



Designa-se por Pangeia o continente que, segundo a teoria da deriva continental, existiu até há 200 milhões de anos, durante a era Mesozoica, porém, há relatos também de 540 milhões de anos.
Milhões de anos se passaram até que a Pangeia se fragmentou, dando origem a dois mega-continentes. Separação esta que ocorreu lentamente e se desenvolveu deslocando sobre um subsolo oceânico de basalto. A Pangeia era cercada por um único oceano Pantalassa. Foi inicialmente sugerida a hipótese no início do século XX pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, criando uma grande polêmica entre a classe científica da época. Wegener teve como ponto de partida de sua teoria os contornos semelhantes da costa da América com a da África, os quais formariam um encaixe quase perfeito. Entretanto, não foi utilizado este facto na sua fundamentação científica, mas a comparação dos fósseis encontrados nas regiões brasileira e africana. Como estes animais não seriam capazes de atravessar o oceano na época, então concluiu-se que eles teriam vivido em mesmos ambientes em tempos remotos. A Pangea foi evoluindo até se formarem os continentes actuais, como mostra as imagens abaixo do título "Evolução dos Continentes". No segundo mapa que mostro (não estou a conseguir colocar as imagens no sítio correcto), é uma carta geológica, que mostra o local onde nos encontramos, ou seja, Vila Velha de Rodão, neste local mostra que as rochas que vimos ao longo da caminhada pertencem à Era Paleozóica, como mostra escala de tempo geológico na primeira imagem. Encontrávamo-nos numa zona de confronto de placas. Sendo um limite convergente como mostra o video publicado do "CHOQUE DE PLACAS". Como os continentes se aproximaram, o oceano fechou-se e os sedimentos marinhos foram transportados para cima (pelos caminhos por onde caminhamos, por exemplo) . Isso explica então as marcas de ondulações nas rochas feitas por animais marinhos. As rochas, devido a forças compressivas, originaram as dobras que vimos hoje.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Conhal- (vestígios da exploração de ouro na época romana e medieval)



Do outro lado do rio, junto à aldeia de Sobral Fernando, encontra-se o Conhal do Arneiro, uma extensa escavação formada por gigantescos amontoados de rochas, testemunhando a extracção de ouro que terá decorrido nas épocas romana e medieval. O Conhal do Arneiro, uma mina de ouro que terá resultado do desmoronamento gravítico dos depósitos sedimentares detríticos por acção hidráulica. A água utilizada na lavagem dos sedimentos seria transportada desde a Serra de S. Miguel e da Ribeira de Nisa até este local.
fonte: http://www.naturtejo.com/conteudos/pt/geo_sitios_9.php

domingo, 11 de abril de 2010

Actividades Radicais da Déè*"

Os Preparativos!

Prontos para a partida!

E Agora?!Como vou sair daqui?!Ai que o Skate não avança!

Oh Hélio, desculpa lá mas tens de me puxar!

WooooW! Agora já estou calma e a divertir-me à grande =P

Fauna


A Serra da Talhada, é uma zona com elevado interesse para a avifauna, estando classificada como uma Área Importante para as Aves. As Áreas Importantes para Aves, ou IBAs (do inglês Important Bird Areas), são sítios com significado internacional para a conservação das aves à escala global.

As IBAs são:

• Sítios críticos para a conservação das aves e da biodiversidade;

• Sítios de importância internacional;

• Alvos concretos para acções de conservação da natureza;

• Seleccionados através de critérios internacionais objectivos;

• Utilizados para reforçar as redes de Áreas Protegidas já existentes, nomeadamente a Rede Natura 2000.

(fonte: SPEA)

A IBA de Portas do Ródão e Vale Mourão alberga a maior colónia de Grifos ( em território nacional e também outras espécies rupícolas ameaçadas como a Cegonha-preta, a Águia-perdigueira e o bufo real.

Como não conseguimos tirar fotos aos grifos, apesar de a monitora ter falado neles, eu decidi abordar o tema pesquisando informação.

extraído de http://www.apfro.pt/index.php (Associação de produtores florestais do rio Ocreza)

Rochas Observadas


Este é o monumento natural das Portas de Almourão. O rio Ocreza tem ao longo do seu percurso um caminho diferente. De início, o vale era estreito, mas de repente, começa a ficar mais largo e menos escarpado. Onde se encontram estas duas parte dos Rio Ocreza, parece existir umas portas, designadas " Portas" de Almourão como mostra as imagens acima.
A existência de vales mais largos e vales mais estreitos, deve-se à diferença de rochas existentes ao longo do rio.
Na zona mais larga existem xistos, como sao rochas menos resistentes, são de fácil erosão, assim à medida que o rio ía passando pelas rochas, ía erodindo as mesmas, assim tomando uma forma mais larga.
Na zona mais estreita do rio, existem quartzitos, por serem rochas mais duras e resistentes, dificultam a sua erosão à passagem da água, assim tornando o vale mais estreito e escarpado.





  • Nesta rochas, observa-se uma certa ondulação, pois suspeita-se que esta zona era coberta por mar pouco profundo.
  • Era constituído por areias de quartzito à 500 milhões de anos.
  • Pensa-se que estávamos perto do pólo Sul, num continente, junto à margem, numa altura de transgressão marinha quando o nível do mar avançou sobre a linha de costa.


  • As manchas amarelas e laranjas, presentes nestas rochas de quartzito, são seres vivos minúsculos, lógico =D.




  • Quartzito: é uma rocha metamórfica, cujo componente principal é o quartzo.



  • Xisto: é o nome de vários tipos de rochas metamórficas.
  • A argila é metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo).

dobras!




  • Dobras: forma-se sempre com forças compressivas, o que quer dizer que é um movimento lento.
  • São constituídas pelos flanco esquerdo e direito, pela charneira e pelos planos axiais da dobra.
  • Os continentes ao unirem-se, à 300 milhões de anos, colidiram e formaram montanhas com Dobras.

Amostra de Trilobites




  • Trilobites: São artrópodes característicos do Paleozóico, conhecidos apenas do registo fóssil.
  • As imagens acima, representam amostras de trilobites, ou seja, o caminho que percorriam, a sua forma, as marcas que deixavam na sua passagem.
  • A nossa Guia, também professora de Biologia e Geologia, mostrou-nos e deu-nos a entender como se propagavam as marcas deixadas pelas trilobites nas rochas, agora designadas por fósseis, durante a sua passagem.

Trilobites






Este é o fossil de uma marca deixada por uma Trilobite em procura do seu alimento! ---->

Chegámos!




Vale Mourão! Foi onde o nosso autocarro parou para descarregar as pestes =P.
<-----Esta é a nossa maravilhosa turma (falta o André). E Aqui começa a nossa saída de campo pela margem do Rio Ocreza.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Geoparque?!



Um Geoparque é uma área com expressão territorial e limites bem definidos, que contem um número significativo de sítios de interesse geológico com particular importância, raridade ou relevância cénica/estética, com muito interesse histórico-cultural e riqueza em biodiversidade. Estes sítios que reportam a memória da Terra fazem parte de um conceito integrado de protecção, educação e desenvolvimento sustentável.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Hoje já não tenho tempo para colocar as fotos das Rochas e das Actividades Radicais, nem para falar de tudo o que vimos durante o passeio!!

Mas voltarei em breve!

Esperem pelas cenas do próximo episódio......muahahah!

Paparóca :P


O Pequeno-Almoço!! Bebem leitinho com chocolate e pãozinho com fiambre eheh =P



















O Almoço. Ora as pizzas da Mercearia marcharam!! Olhem bem para os machões do lado direito a comer :P

Amour *.*



É só Love +.+


sábado, 27 de março de 2010

As Consequências!

Pois é!
Ontem foi a nossa visita de estudo ao Geoparque! :D
Foi brutal e as actividades radicais espectaculares =P
Só tive pena do vento e do frio, pois à custa destes factores climáticos estou em casa de cama com anginas =(

Durante esta semana vou tentar arranjar todas as fotos do GRANDE dia e começar a explicação detalhada desta AVENTURA RADICAL!

beijos a todo o pessoal, Débora =D

quinta-feira, 25 de março de 2010

Para pesquisarem informação sobre o Geoparque, aqui está o site:

http://www.naturtejo.com/conteudos/pt/home.php

Antes da viagem...


  • Está tudo em pulgas para a visita ao Geoparque ! Terá inicio ás 08:00h à porta da escola no dia 26 de Março de 2010. As turmas do secundário irão todas juntas divertir-se à grande, levaremos almoço para partilhar uns com os outros (claro que levamos gomas e chocolates =D). Vai ser um dia em grande, com muita fotografia como é óbvio, e muitas actividades radicais eheh =P...
  • Iremos participar numa saída de campo ao longo da margem do rio Ocreza e participar em actividades radicais como, bola orbital insuflável, pontes de cordas e torre de rappel em Vila Velha de Ródão.
  • Para quem não sabe onde é o local para onde nos iremos dirigir para um GRANDE dia aqui vai um mapa para os mais desorientados!! =)=) [foi o melhor mapa que encontrei]



1ª entrada

olaaa!!